Código de Ética - SBC

  O código de ética é feito para enfatizar valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. E em 15 de julho de 2013, a SBC - Sociedade Brasileira de Computação - torna público seu código de ética voltado para reger o mercado de informática no Brasil.
  Ademais, a comissão de ética surge para zelar pela ética do profissional de informática e oferecer assessoria técnica na conduta ética na área de Informática, fornecendo orientação a órgãos públicos e sociedade em geral, sempre que solicitada.


 
  Os deveres dos profissionais de informática listados pela SBC são:

Art. 1: Contribuir para o bem-estar social, promovendo, sempre que possível, a inclusão de todos setores da sociedade.
Art. 2: Exercer o trabalho profissional com responsabilidade, dedicação, honestidade e justiça, buscando sempre a melhor solução.
Art. 3: Esforçar-se para adquirir continuamente competência técnica e profissional, mantendo-se sempre atualizado com os avanços da profissão.
Art. 4: Atuar dentro dos limites de sua competência profissional e orientar-se por elevado espírito público.
Art. 5: Guardar sigilo profissional das informações a que tiver acesso em decorrência das atividades exercidas.
Art. 6: Conduzir as atividades profissionais sem discriminação, seja de raça, sexo, religião, nacionalidade, cor da pele, idade, estado civil ou qualquer outra condição humana.
Art. 7: Respeitar a legislação vigente, o interesse social e os direitos de terceiros.
Art. 8: Honrar compromissos, contratos, termos de responsabilidade, direitos de propriedade, copyrights e patentes.
Art. 9: Pautar sua relação com os colegas de profissão nos princípios de consideração, respeito, apreço, solidariedade e da harmonia da classe.
Art. 10: Não praticar atos que possam comprometer a honra, a dignidade, privacidade de qualquer pessoa.
Art. 11: Nunca apropriar-se de trabalho intelectual, iniciativas ou soluções encontradas por outras pessoas.
Art. 12: Zelar pelo cumprimento deste código.

Fontes:http://www.sbc.org.br/institucional-3/codigo-de-etica
            http://www.sbc.org.br/jdownloads/02.codigo_de_etica_da_sbc.pdf


Comentários

  1. Realmente é muito boa a intenção de ter um código de ética, embora possua pessoas que vão contra alguns artigos. Principalmente o 10 e o 11.

    ResponderExcluir
  2. O código é de suma importância, para se manter um padrão de profissionalismo dentro da área da computação. Que por consequência dará cada vez mais credibilidade, e os profissionais serão mais valorizados.

    ResponderExcluir
  3. de fato, é de suma importância haver um código de ética na internet, seria uma bagunça se n houvesse uma. Seria interessante também comentar sobre as "regras ocultas" da internet

    ResponderExcluir
  4. Ótima publicação, já que como qualquer outra área , a computação também precisa de regras para garantir a harmonia dentro da sociedade. Apesar de certos artigos não serem cumpridos , assim como outras leis em nossa constituição.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, a nossa sociedade é regida por principios éticos que zelam do bem-estar comum, como citado. É muito importante sabermos que o profissional de informática também deve seguir normas éticas e princípios consolidados assim como outros profissionais de outros segmentos. É importante porque sabemos que o campo da tecnologia tende apenas a avançar cada vez mais, e que o profissional de T.I tende a acompanhar esse progresso. Entretanto, devemos reletir o seguinte questionamento: até que ponto a tecnologia e seu profissional podem ir? Quais são os limites?
    Fiz uma postagem no blog que conversa um pouco com seu tema, trago um pouco sobre a inteligência artificial. Dê uma olhada e deixe sua opinião. ;)

    https://nexusufs.blogspot.com/2019/05/limites-entre-maquinas-e-seres-humanos.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas