Código de Ética e Conduta Profissional da ACM


Ao contrário de outras profissões que possuem uma agência reguladora com um único código de ética para regularizar e fiscalizar as condutas dos profissionais da área, os operadores de informática precisam se associar para obter um apoio da categoria e buscar uma harmonia ética no meio profissional.

Algumas associações de profissionais de computação criam e adotam códigos de ética próprios, como a ACM - Association for Computing Machinery.

Em 1992, a ACM adotou um código de ética e conduta profissional que deve ser respeitado por todos os seus membros associados.

A ideia do código é servir como base para a tomada de decisão ética na condução do trabalho profissional. E em segundo lugar, pode servir para julgar violações de normas éticas profissionais.

Uma peculiaridade a respeito do código da ACM é que seus membros fazem o aceite as regras em forma de juramento, o código começa com: “Como um membro da ACM eu irei …” seguido de 24 imperativos, estruturados em 4 seções.

1. Imperativos Morais Gerais;
2. Considerações adicionais de conduta profissional;
3. Imperativos de Liderança Organizacional;
4. Obediência ao Código.



Comentários

  1. São informações muitos importantes o que voce abordou na postagem. É interessante que os profissionais de informática precisam associar e que algumas organizações fazem esse papel também. Postagem interessante, parabéns. :)

    ResponderExcluir
  2. De acordo com O Código de Ética e de Conduta Profissional da ACM no Art. 1.9, que diz que um membro da ACM deve honrar a confidencialidade, eu faço a seguinte pergunta: Se um membro da ACM comete um delito, a nível grande o bastante para que autoridades maiores peçam a quebra de sigilo e solicitem todos os documentos e artigos do mesmo, a fim de localizar um possível indício de tais atos ou de atos futuros nestes documentos, qual seria a posição da ACM frente à esta situação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas