Como evitar cair em golpes no WhatsApp



Como evitar cair em golpes no WhatsApp

Golpes no WhatsApp fizeram milhões de vítimas ao redor do mundo. De longe o mensageiro mais popular nos celulares, somando mais de 1,5 bilhão de usuários, o aplicativo é palco para spam de todo o tipo: memes, correntes, promessas de brindes e falsas promoções, descontos ou cupons e, mais recentemente, boatos e notícias falsas.

Confira agora algumas dicas de como se proteger contra golpes no WhatsApp :

Brindes, presentes, cupons e outros serviços gratuitos

Empresas como McDonalds, Burger King, TAM e Boticário são constantemente usadas em golpes que fingem oferecer lanches, passagens e produtos que jamais serão gratuitos para atrair as vítimas. A dica é duvidar. Vá até o site oficial ou rede social e confirme se há alguma promoção rolando de verdade.

Notícias de caráter duvidoso

Links com notícias que parecem mentira, ou que trazem título com opiniões ou adjetivos podem não ser reais. Muitas vezes, as fake news são usadas não só para dar golpes no WhatsApp com a intenção de infectar o smartphone com vírus ou roubar dados dos usuários. Evite os pedidos para repassar a mensagem.

Links encurtados ou falsos

Você nunca sabe se aquele é um link verdadeiro, ou se está prestes a cair em um golpe no WhatsApp. Sendo assim, desconfie quando receber uma mensagem com link encurtado, principalmente se ela for encaminhada de outro remetente. Podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador.

Pacotes de emojis

É impossível instalar pacotes adicionais de emojis no WhatsApp. Não existem emojis secretos. Novos emojis são disponibilizados apenas em atualizações do WhatsApp que são baixadas pela App Store, Play Store e Windows Store. Cuidado com os golpes desse tipo!



Comentários

  1. Muito util esse post! Conheço pessoas que cairam em golpes e sofreram grandes danos. Esse é realmente um assunto sério!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas